Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

'Mãe de Todas as Bombas' deixa doenças da pele e olhos e outros 'presentes' no Afeganistão

Moradores do povoado afegão de Achin, atingido pela Mãe de Todas As Bombas americana em 13 de abril, apresentam sintomas perigosos. A Sputnik falou com um funcionário do corpo de saúde localizado na área.

Publicado por Caio Pereira
há 7 anos

Segundo afirma o funcionário, os sintomas das pessoas indicam, com grande probabilidade, uma contaminação por radiação, que pode ser o resultado de presença de urânio dentro da bomba lançada pela Força Aérea norte-americana em abril.

"No raio de um quilômetro do local da queda da bomba, os animais simplesmente morreram, os que habitavam a uma maior distância morreram pouco depois. As pessoas sofrem de doenças da pele e olhos e têm problemas com o aparelho digestivo", afirmou o funcionário à Sputnik Dari tendo pedido anonimato.

Ele adicionou que os sintomas são extremamente perigosos e podem ter consequências gravíssimas com casos letais. Câncer, anemia, abortos espontâneos, doenças da pele — estes são os problemas que podem enfrentar os moradores locais. A explosão foi tão forte que os moradores das áreas adjacentes receberam traumas psicológicos. Depois do lançamento da bomba, a quantidade de queixas começou crescendo com progressão geométrica.

A Sputnik conseguiu falar com uma testemunha da tragédia que compartilhou suas lembranças deste dia horroroso.

"A bomba foi lançada aproximadamente às 21h00 [hora local]. As chamas eram tão grandes que eram vistas de longe. Apesar de a minha casa ficar a 20 km do local, os vidros das janelas se quebraram. Todos os animais e plantas morreram, entre as vítimas também pode haver moradores locais", lembrou Abdul Qader.

  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mae-de-todas-as-bombas-deixa-doencas-da-pele-e-olhos-e-outros-presentes-no-afeganistao/478978401

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)